Formação da marca

24 de outubro é um dia muito especial! Não há como olhar nossa trajetória e não ver como nos transformamos, crescemos, enxugamos, melhoramos, nos qualificamos, especializamos, construímos diversas marcas e atuamos junto de tantas outras. Ufa! Muita história, memória, conhecimento. São vivências de situações, diagnósticos, prognósticos, cases, prêmios… Tudo regado a muita criatividade, ousadia, inovação, empreendedorismo. Uma chama de vida pulsante, de amor pela comunicação, pelo relacionamento, pela publicidade e propaganda, pelo design, pelo jornalismo e pelo desafio do pensar sistêmico, do olhar de outro ponto de vista. Por fazer aquilo que a gente gosta! Erros, acertos, tentativas, correções de rumo, sucessos, realizações! E o aprendizado? No dia a dia da prática, na crítica, no desafio, na academia, nos simpósios, seminários, dissertações de mestrado e teses de doutorado. E também na convivência, na diferença, na diversidade, na relatividade. No respeito pelo cliente, pelo parceiro, pelos colaboradores, por quem construiu conosco cada momento dessa bela história.

E de pensar que ela começa em 1994, quando ainda cursava jornalismo na PUC-Minas, frequentando os laboratórios do prédio 13. Laboratórios que tive o prazer e honra de ter passado por todos seja como voluntário, monitor, estagiário. E do jornalismo à publicidade, depois a escolha do caminho pro rádio. Já com a Fábrica de Jornais, criada com os amigos Márcio Serelle e Rogério Miranda, a passagem pela CBN quando a emissora nascia. De lá para a TV Manchete, Rede Minas, TV Cultura em Itabira, em São Paulo, no Canal 15 quando se tornou Rede Super sob o comando do Lauro Diniz. E de lá para fazer a primeira transmissão ao vivo da TV PUC,  a que Sandra Freitas me deu a honra de participar desde o primeiro momento. Criar o 15 minutos foi um exercício de jornalismo televisivo com todos aqueles estudantes hoje grandes profissionais de TV. E de lá para a Rede Super a fim de dirigir o jornalismo da emissora graças à confiança do Dr. Newton Paiva. O Robson jornalista, professor, consultor, aquele figura pessoa física em muitos momentos se confundia com a Fábrica, ou melhor, a essa altura já Fábrika Comunicação, pessoa jurídica. Mas Sinval Espírito Santo, companheiro de todas as horas trouxe para a Fábrika, no final dos anos 90 a semente das Relações Públicas. Literatura, cinema, tv, design e RP passaram a ocupar a pauta até então dedicada ao jornalismo no rádio, na tv, nos jornais e nas revistas Bloch e Abril. A aproximação com a academia começava a pulsar mais forte criando uma simbiose que perduraria até os tempos atuais.

Conhecimento, pesquisa, inquietação, visão sistêmica e global, responsabilidade social, ambiental, diálogo, aproximação, planejamento, discurso e sua análise, posicionamento se tornaram as palavras de ordem na agência. E o empreendedorismo, inovação, ousadia passam a ser marca registrada da Fábrika. A equipe crescia com os desafios: jornalistas, designers, publicitários, administradores e técnicos, relações públicas, parcerias com arquitetos, produtores gráficos, RTVC, coordenadores de projetos e promoções, promotores, consultores, cozinheiras ( sim! Tivemos excelentes cozinheiras na equipe! Fomos a primeira agência gourmet do país!), professores de educação física e até terapeutas holísticos com direito a Yoga, Reiki, Alinhamento Ancestral e Constelação Familiar! Porque a equipe podia ser grande, mas nossa preocupação com a boa convivência, o respeito, a qualidade de vida na agência nunca foram esquecidos. Mais que visão e valores, mantivemos os princípios que sempre nos moveram.

Diante da adversidade ou do sucesso, nos mantivemos discretos, alinhados a tudo que acreditamos. Nunca fomos de grande alarde. Porque entendemos que o que nos divulga são a qualidade do nosso trabalho, o sucesso e a satisfação dos nossos clientes. Bem verdade que nem sempre dá para agradar a todos. Mas em todos os casos mantivemos nossos princípios éticos, morais e até religiosos. Orgulho desses princípios dos quais não abro mão. Falo assim, no singular, pois desde o ano passado sigo sozinho com meus colaboradores escrevendo essa história. O querido Sinval realizou o sonho de se embrenhar ainda mais na gastronomia. Retornou da Itália para dedicar-se inteiramente à essa paixão, com coragem e muita determinação. No que foi e tem sido apoiado.

Ao completar esses 21 anos de atividade a Fábrika ganha nova marca, e a assinatura se torna definitivamente a contração usada há uns 15 anos: FBK. Três consoantes de muita força e que podem assumir significados em todas as línguas, mas que pra nós soará sempre Fábrika e refletirá os valores e princípios que trago de berço, repassados por dois nordestinos humildes, de famílias  rivais políticas da cidade que exubera as belezas da pequena faixa litorânea do Piauí. Aprendizado que se fez, se faz e se fará presente no muito que já foi vivido, aprendido e compartilhado; no qua há ainda por vir e por compartilhar. Por que aqui cada um de nós faz o que gosta! E há muita gana, muita força inovadora e empreendedora em cada uma das pessoas que são “Fabrikantes”, que vestiram e ainda vestem nossa camisa. Aqui meu muito obrigado a cada um que por aqui passou, dando e deixando o melhor de si.  A cada cliente, parceiro, fornecedor. A cada um que de alguma forma ajudou a escrever e construir essa história que não é minha, não é da FBK, é nossa! E que venham outros tantos anos!

Robson Fontenelle é CEO da FBK Comunicação Integrada, prof. universitário, consultor do SEBRAE associado à ABEDESIGN.