Ideação Agência FBK

Na hora de pisar no freio com gastos e investimentos é comum muitos administradores determinarem:”vamos cortar na comunicação”.  A estratégia é equivocada e pode significar uma marcha a ré nos negócios. Em tempos de crise você pode e deve otimizar recursos, repensar investimentos e buscar maneiras criativas de manter sua divulgação. Mas cortar, definitivamente não é uma boa ideia. Em tempo de contigenciamento de custos trocar os suportes de comunicação pode ser uma boa saída. Focar em comunicação direta, assertiva é uma opção. Diminuir impressões e dar ao papel o status de requinte é um caminho sem volta. O digital ganha força por sua praticidade, baixo custo inicial e de manutenção. Um planejamento bem feito congregando redes sociais, canais online, site ou hotsite podem ser extremamente úteis. As estratégias de Inboud Marketing estão cada vez mais em alta. A geração de leads é um bom filtro para muitos segmentos de negócio. É uma excelente ferramenta para os setores de serviço e podem funcionar como boa isca para determinados produtos.

Está sem grana para investir na comunicação dos seu negócio? Não desista de divulgá-lo! Há soluções muito em conta e extremamente eficientes. Experiência e relacionamento são as duas palavras de ordem para o momento. Use e abuse da criatividade para promovê-las. Reúna as pessoas, crie atividades aproximativas. Uma boa comunicação não se faz com ideias extravagantes e alto custo. Se faz de ações simples e concretas. Não se esqueça da máxima: em comunicação – menos é mais!

Nada de jogar no ventilador e alcançar as massas quando seu objetivo está bem mais próximo. Comunicação dirigida é muito mais eficaz na construção e na manutenção de uma marca. Ou você está divulgando marca de refrigerante e cerveja mundial? Na crise, e fora dela, dê tiro conforme a quantidade de chumbo e pólvora que você possui. Nada de dar tiro de canhão para atingir uma formiguinha. Mesmo quem tem recursos para investir deve traçar uma estratégia certeira. Já se vai longe o tempo em que se acreditava que uma veiculação mass media resolvia qualquer problema. Qualificação é a palavra de ordem. Para investimento, para custo, para públicos, para a contratação de profissional ou de agência. Criatividade, assertividade e responsabilidade com os recursos e a busca de resultados devem ser a tônica. No mais é inovar e ir em frente!

 

Robson Fontenelle é jornalista, publicitário, pós-graduado em marketing e gestão empresarial, mestre em Literatura e Cinema. Especialista em ações de relacionamento, documentário, RTV e marketing digital.