Fundada em 1994, pelo jornalista, designer, publicitário e estrategista Robson Fontenelle, a Fábrica de Jornais passa a se chamar Fábrika Comunicação Integrada no início dos anos 2000. De produtora de conteúdo e assessoria de imprensa, passou a atuar com visão sistêmica, 360 graus, de comunicação e marketing. Tornou-se referência em comunicação estratégica, comunicação interna, relacionamento com comunidade e design. A evolução da marca, expertises e vivência de mercado em diversos setores produtivos, proporcionou que, na maioridade, a contração do nome FBK fosse adotada com uma nova marca.
A FBK Comunicação Integrada possui vários projetos inovadores. Uma confluência de iniciativas que há 30 anos está adiante de seu tempo. Sempre atuando com qualidade, responsabilidade social, integridade, resultados, inovação e empreendedorismo. Desde 2015 um braço digital cuida de web, presença digital, redes sociais, monitoramento e reputação digital, podcasts, vídeos e de projetos de rádio e tv web empresarial. Conheça esses produtos da FBK Digital.
Cada empresa tem uma realidade e para solucionar qualquer dor ou problema de comunicação e marketing é preciso entender essa realidade, o mercado em que está inserida para, a partir daí, propor ações e soluções estratégicas. Não há fórmulas mágicas nem receitas de bolo. Soluções estratégicas são definidas a partir de um diagnóstico, da escuta ativa, de um planejamento calcado em objetivos e metas de forma a construir uma marca forte balisada em seus propósitos e promessas para cada cliente.
Aqui a gente faz o que gosta com criatividade, entendimento de que cada realidade demanda métodos e soluções específicas. Alguns chamam isso de talento, outros de “feeling”. Nós preferimos o termo responsabilidade: com o cliente, com o investimento, com os resultados e confiança depositados em nós.
Aqui na FBK acreditamos que reputação se constrói com escuta, relacionamento, respeito à cidadania, aos direitos fundamentais, à diversidade e inclusão. Fazemos comunicação com responsabilidade social, ambiental, multidirecional. Entendemos comunicação como ponte de mão dupla, onde há troca, beneficio mútuo e entendimento das necessidades de todas as partes envolvidas. Desenvolvemos e utilizamos ferramentas de trabalho para que campo e decisão gerencial possam ser balisadas por dados e informações estratégicas de qualidade.
A FBK entende sustentabilidade como a relação de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, buscando suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras, preservando a qualidade e as condições de conservação da existência. Por isso faz o uso racional dos recursos do planeta, da empresa e de seus clientes.
Responsabilidade Social é mais que voluntariado: é entender a sociedade civil como co-responsável pela qualidade de vida, saúde, educação e cultura das pessoas. É apoiar e executar atividades em que acreditamos, doar nosso tempo e inteligência multidisciplinar estratégica para disseminar boas práticas que levem as pessoas a vislumbrarem um mundo melhor.
Há 25 anos a FBK apóia o Instituto FRED prestando serviços de gerenciamento de comunicação, Branding, Marketing, Assessoria de Imprensa, Marketing Digital e Design. Desde 2019 a empresa é parceira da AFA – Amigos Solidários, para quem executa serviços de Marketing, Comunicação, Design, Publicidade e Marketing Digital.
Desde 2025 a FBK integra o Instituto Rede.a, do qual seu direotr, Robson Fontenelle, é fundador.
Seja você também um dos nossos clientes! Vamos marcar um café?