BRANDING

Branding, posicionamento, tom de voz/discurso, engajamento com a marca

É a atividade de gestão de marcas, ou seja, do cuidado com todos os pontos de contato entre um consumidor e a marca. É uma atividade multidisciplinar que trata da construção e do fortalecimento de marcas através de seu gerenciamento. Envolve marketing, psicologia, antropologia, sociologia, planejamento, comunicação e design. Do ponto de vista estratégico engloba a definição da missão e propósito da marca, da sua plataforma, naming, arquitetura de marcas, etc.

O Branding se utiliza de diversas estratégias e ferramentas, combinações criativas próprias para se atingir um fim específico:

  • Estratégia de Marca
    É a definição do posicionamento ou o caminho ainda não explorado para atuar de forma criativa e eficaz sobre um determinado mercado.
  • Gestão de marca
    Planejamento, criação, definição e implantação da gestão estratégica de uma marca, simbolizada em um logotipo, através do branding (conjunto de ferramentas para seu gerenciamento). Marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis que, gerenciados de forma adequada, criam influência e geram valor para seus consumidores. Gestão de Marca significa pensar como, quando, onde e porque a presença dela se faz necessária e a forma como deverá se comportar em cada situação. Reúne o pensar estratégico em posicionamento e estratégia de engajamento.
  • Posicionamento  de mercado
    Planejamento, criação, definição e implantação da política da marca, ou seja, da forma como a marca vai se comportar no meio digital, como vai lidar com questões polêmicas, como vai deixar claro seu posicionamento de mercado e como vai lidar em situações de crise.
  • Estratégias de engajamento
    Planejamento, criação, definição e implantação do posicionamento da marca buscando maior aderência e boa recepção do público alvo à comunicação, interação e à forma de enxergar marca. Uma boa estratégia de engajamento confere maior força à marca e presença de mercado, resultando em menor gasto de recursos e além de retornos maiores e mais rápidos.