Em agosto de 1994 três estudantes do curso de jornalismo da PUC-Minas resolveram empreender na área. Juntos fundaram a Fábrica de Jornais (Fábrica) que, anos mais tarde, passaria a se chamar Fábrika Comunicação Integrada. A Fábrika manteve o mesmo nome, CNPJ e essência neste período todo. Mudou apenas o nome fantasia para se adequar à linguagem coloquial moderna das contrações: FBK. Mudou também de sede exatas 9 vezes.

Fomos pioneiros ao criar uma empresa que repensava o editorial, inovava com projetos de jornalismo cultural. Fomos pioneiros ao produzir conteúdos remotamente para rádio, jornal, revistas, tv, numa época em que a internet engatinhava, não havia a prática da terceirização, quando muito contratos de trabalho autônomo.

Trouxemos a comunicação integrada como novidade para BH a partir de estudos e da proximidade com a academia. As Relações Públicas e suas disciplinas foram grande influenciadoras na época. Trabalhar comunicação com visão sistêmica e 360 naquela época era novidade e caro. Era mais barato dizer que fazia e manter o mesmo plantel. Lá no final dos anos 90 as empresas eram de assessoria de imprensa, consultoria de comunicação (RP) ou agências de publicidade. No início dos anos 2000 muitas agregaram o termo comunicação integrada no nome – virou moda. Ao contrário dos outros, investimos em equipes multidisciplinares e em preparar novos profissionais com essa visão. Veio o curso de Comunicação Integrada da PUC e absorvemos muita gente boa nas primeiras levas. Fomos construindo uma metodologia própria que nos garantiu, mais uma vez, outro pioneirismo: o de trabalhar a marca com visão sistêmica. Muito antes do modismo dos termos “Gerenciamento de Crise”, “Naming”, “Branding” e das metodologias receita de bolo que existem por aí. Há 22 anos, desenvolvemos cases de absoluto sucesso em áreas consideradas difíceis de atuar devido à complexidade da legislação como Direito, Saúde, e nichos para os quais as agências de publicidade não gostavam de olhar, porque não rendiam muito dinheiro, caso da comunicação interna. Fizemos o Branding e reposicionamento de empresas que seguem fortes em seus segmentos. Levamos as técnicas de design e publicidade para a comunicação interna que deixou de ser apenas baseada em murais, newsletters. Levamos experiência e relacionamento, inclusive com comunidades, para as áreas circunvizinhas às empresas de mineração e siderurgia. Trabalhamos a imagem de empresas familiares que se transformaram em grandes empresas, conglomedados.

Nestes 28 anos, muitas histórias marcaram nossa trajetória que esteve presente em grandes e pequenas marcas, que partiram de sonhos e se tangibilizaram em Belo Horizonte, em Minas, no Brasil e no mundo. Muitas histórias sendo e, outras tantas, que ainda serão escritas. Não temos mais uma mega estrutura, equipe imensa, orçamentos milionários para gerir. Nem sabemos se queremos voltar a fazer isso. O momento é outro: muito mais estratégico que de cumprir tarefas ou ser agência estilo padaria… o que nunca fomos. Mas, é de ainda mais apuração técnica e estratégica; muito mais digital que analógica; muita mais de relacionamento que de propaganda; muito mais de comunicação estratégica que de design. Ainda mais pioneira. Agora não apenas no modelo online, não presencial, que mantemos desde 2016. Mas muito além disso: é que aqui a gente faz o que gosta. E não gosta de ficar parado ou encaixado em quadradinhos. A gente gosta de ir além. Que venha o metaverso.

*Robson Fontenelle é fundador da FBK Comunicação, professor universitário em cursos de comunicação integrada, jornalismo, relações públicas, design, publicidade e propaganda; pós graduações em Marketing e Comunicação; é jornalista e publicitário por formação, designer por paixão, especialista em relacionamento por aptidão e estrategista em marca e RCC por convicção.

** A foto que ilustra este texto traz Robson Fontenelle na criação da FBK com parte da equipe, na sede da empresa no bairro Sion, em 2013.