Blog_design_agrega_valor desenho de uma lâmpada representando ideia.

Para uma corrente de autores, Marca é o símbolo que caracteriza um nome, empresa ou produto. Para eles, Logotipo seria a representação do nome da empresa em letras ou tipos (fontes). A American Marketing Association [i] define: “Marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação deles, que tem o propósito de identificar bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes”. Independente do significado que se tome, a Marca leva o nome e a identidade da empresa. Ela expressa o posicionamento, a cultura, os valores e imprime a personalidade da organização. Portanto, aqui fica patente a necessidade de um cuidado apurado na criação e gestão das Marcas.

Com a difusão da informática e popularização dos softwares gráficos houve também a multiplicação de “criadores de marcas”. Sem entender o verdadeiro valor do design, atuando de forma amadora, muitos empreendedores entregam, à pessoas que não dominam a técnica, a construção de seu logotipo e marca. O nome, que já foi definido sem nenhum estudo ou técnica, agrega a si uma marca que recebe fontes e símbolos ou ícones gráficos diversos, deslocados de um significado. Aí mora o perigo de começar mal a construção da reputação. Sem sentido ou significado lógico, ou mesmo que o tenha sem o cuidado apurado da imagem, a marca tende a não vingar porque dificilmente cumprirá seu objetivo de comunicar a personalidade da empresa.

Uma Marca criada a partir de um processo de Naming, que é o estudo para criação de nome a partir das técnicas de comunicação e marketing, e depois submetida ao estudo de Design, carrega agregado não apenas um signo, seu significante e significado, mas o valor ergonômico proporcionado pelo Design. É o Design que empresta à iconografia e/ou à tipologia usadas não apenas plasticidade, mas a dimensão comunicacional que contempla a psicologia das formas, das linhas, das cores e do poder de venda. Essa conjunção de fatores trabalhados com técnica e ciência garantem a compreensão, a difusão e o reconhecimento imediato da marca através de sua eficiência visual. E não há valor financeiro que pague o bom resultado de uma Marca que cumpre seu objetivo, alcança as pessoas e é lembrada pelo seu nome, pelo seu símbolo ou pelo seu logotipo. A conjunção sonoridade, traço e simbologia fazem o sucesso visual e garantem o recall de marca. E para qualquer empreendedor o objetivo não é outro senão ter uma marca forte, reconhecida, que agrega em si os valores da empresa, benefícios oferecidos ao cliente, e lembrada através dos tempos. Valor agregado que somente um bom Design pode oferecer!

 

Robson Fontenelle é diretor da FBK Comunicação Integrada, agência associada à ABEDESIGN, professor dos cursos de Pós-Graduação do IEC da PUC-Minas e da Faculdade Pitágoras.

Artigo originalmente publicado no Jornal Minas Marca, Março de 2015.

[i] American Marketing Association, Commitee on Definition. Marketing definitions: a Glossary of Marketing Terms. Chicago, 1960,p.8.