Benchimarking - conhecendo as realidades

Benchmarking: você ainda não sabe o que isto significa? Você não sabe o que está perdendo.

Por Sarah Fergus*

Um dos grandes desafios enfrentados pelo designer é o fato de ter que encarar o papel ou a tela de um computador em branco. Desafio este que por muito tempo ficou sendo estigmatizado como uma grande barreira no início do projeto, mas que pode se resolver facilmente com algumas técnicas de projeto auxiliadoras no processo criativo.

Para tornar o ato de se projetar eficiente um bom ponto de partida não é, como muitos acreditam, sair rabiscando e colocando no papel ou tela a primeira coisa que lhe venha a cabeça e que você acha ser brilhante! Projetar com eficiência, exige domínio das técnicas de criação, estas sim garantirão que seu projeto se desenvolva de forma concisa, criativa e prática.

Muitos designers e outros profissionais da área criativa cometem o grande erro de generalizar estas técnicas usando um nome bem comum no meio: o famoso “brainstorming“. Não há nada de mal em usar a palavra e esta etapa de projeto deve sim existir, mas restringir o processo criativo ao brainstorming é limitar o desenvolvimento do projeto prejudicando bastante o resultado final.

Veremos aqui de forma rápida e objetiva uma das muitas técnicas que podem e devem auxiliar o profissional da área criativa no seu dia a dia: a técnica do Benchmarking.

O Benchmarking é uma técnica simples, porém bem eficaz, que consiste em analisar o que o mercado oferece em um determinado segmento para que o seu projeto esteja dentro e uma linha, um padrão reconhecido e estabelecido por este mercado. Isto não significa, de maneira nenhuma, cópia ou limitação do ato criativo. Por exemplo, se as marcas dentro de um setor utilizam certos padrões como textura, elementos,  determinados tipos de formas e cores deve haver um motivo bem coerente para que isto ocorra. Provavelmente estes elementos ajudam a caracterizar o setor e se há uma fuga muito grande deste padrão visual, você prejudica o reconhecimento da marca naquele ramo específico.

Utilizar o benchmarking não é nada difícil, mas não se trata somente de abrir o google e procurar por marcas de restaurante e começar a rascunhar possíveis ideias. Esta técnica se trata de uma análise crítica tendo por bases os conceitos, os princípios e  as técnicas do design como: diagramação, quantidade de informações, hierarquia de informação, quais as informações que normalmente são mostradas, cores, formatos, dimensões, normas que porventura possam existir, materiais etc. Com este primeiro apanhado de ideias, você já possuirá um primeiro guia que lhe permitirá projetar com mais segurança,  fornecendo parâmetros para os primeiros esboços, fazendo com que a folha ou tela branco não sejam mais tão assustadores. Os primeiros insights surgirão de uma maneira mais guiada e aí é hora de deixar a criatividade fluir!

Importante lembrar que o Benchmarking é uma técnica que possui muitos outros processos e que deve ser aliada com outras tantas técnicas criativas para que seu projeto tenha o desenvolvimento adequado. Cada projeto exige um tipo de metodologia diferente, trazendo com isto, um processo criativo diverso, fazendo inclusive com que as técnicas utilizadas se alterem de um projeto para o outro. O fato é que não existem regras mas quanto mais conhecemos, mais nos tornamos capazes de transitar por diversas técnicas achando a que mais se adequa à demanda gerando, assim, resultados melhores.

 

*Sarah Fergus é Designer formada pela UFMG e faz parte da equipe de criação da Agência FBK.