Modelo de negócios

Mês de junho trouxe uma série de reflexões importantes para o mercado de comunicação mineiro. Por um lado Codemig e Governo de Minas em parceria com o SEBRAE-MG realizaram dois grandes eventos para impulsionar a indústria audiovisual de Minas com a MAX – Minas Gerais Audio Visual Expo, realizada no início do mês, e na segunda quinzena, com a Rodada de Negócios, ocorrida em Tiradentes no ultimo dia 17. E foi na Max que SEBRAE-MG e o o SINAPRO-MG apresentaram a pesquisa realizada no mercado com agências e clientes. Num momento em que a economia anta estagnada, uma notícia surpreendeu e trouxe alento: os clientes estão atentos e interessados em investir em comunicação. Mas esperam modelos de negócios diferentes, abertura para novas modalidades de remuneração, atitudes de relacionamento pró-ativas e inovadoras. Dois dados são importantes: os anunciantes não consideram relacionamento como diferencial na hora da escolha de uma agência e  nem consideram preço um fator importante. Estão mais preocupados com resultado obtido através de mensuração, clareza nos objetivos e assertividade no planejamento.

Diante desse horizonte, repensar o modelo de negócio é fundamental! Custos, pessoal, infra-estrutura, tecnologia e conhecimento têm que gerar uma equação positiva que permita a sobrevivência da agência e dê credibilidade e segurança ao cliente de que ele obterá resultados. É o fim do modelo de remuneração por mídia, da manutenção de contratos por amizade, da discrepância entre custo, promessa e resultado. Criatividade e belas sedes não são garantidores de sucesso. Será preciso inovar na gestão, na composição e arranjo de equipes, na tecnologia a favor dos instrumentos de mensuração de resultados e da gestão do conhecimento.

Para os clientes e anunciantes fica a certeza da melhoria ainda maior da qualidade dos serviços prestados, da competência técnica e da diferenciação entre as agências para além das marcas, mas baseadas no que trazem de conhecimento, entendimento do negócio, criatividade e inovação. Razões suficientes para que anunciantes mineiros que hoje concentram suas contas em mãos de agências de outros estados ou mesmo estrangeiras, tragam de volta suas contas para Minas. Depois desse projeto SEBRAE/SINAPRO-MG o mercado de Minas nunca mais será o mesmo!

 

Robson Fontenelle é diretor da Agência FBK há 21 anos. Atua no mercado de comunicação há cerca de 30 anos. Jornalista e Publicitário é professor universitário de graduação e pós graduação com passagens nas principais escolas de comunicação de Belo Horizonte.