Não é de hoje que há sites na internet oferencendo milagres a baixo custo como por exemplo uma logo por 5 dólares. É preciso que quem vai se aventurar numa compra dessas saiba que uma marca não é tão somente a combinação de um ícone e a um tipologia ( família de letras). É muito mais que isso e evolve toda uma estratégia de identidade de marca. Uma variação de template de logo comprado a 5 dólares não é nunca a mesma coisa que uma marca construída dentro de técnicas e parâmetros que envolvem design estratégico e branding. e portanto, mais que leveza e beleza.
O design estratégico de uma marca leva em consideração uma série de técnicas como identificação, usabilidade, leiturabilidade, malha construtiva que permita redução e ampliação, comportamento na aplicação em vários suportes, e que reflita, sobretudo, a filosofia da empresa, sua estratégia de construção de imagem e reputação, que espelhe sua missão, visão, valores e sintetize os anseios dos empreendedores daquele negócio na forma como ele será visto e identificado pelo público-alvo de acordo com suas estratégias de marketing. Como se vê, uma logo não nasce em cinco minutos, não pode ser um processo automatizado gerado a partir de um mini-formulário que sequer considera informações básicas de um bom briefing. o design estratégico de Brand prescinde do entendimento do mercado, de um bom benchmarking da concorrência afim de que se construa uma marca forte e de resultados. E não venha me dizer que a marca da Nike custou apenas 30 dólares. Naquela época o design apenas engatinhava e símbolos ousados eram raros. Daí uma diferenciação que não se consegue mais hoje. Estamos num mundo globalizado em que a informação viraliza numa rapidez inimaginável para aquela época. Hoje vivemos na era da comunicação imagética, instantânea, em que marcas de sucesso perenes ou não nascem a cada minuto. e preciso diferenciação, qualidade e técnica. Logo, não dá para acessar um site e encomendar uma logo apenas pelo critério preço. Ou você vai correr esse risco?
Robson Fontenelle é CEO da Agência FBK e professor de pós-graduação.